A nossa vez está a chegar...


Partilhamos como futuros enfermeiros, o desejo melhorar algo na nossa profissão. A nossa altura de tomar conta do mundo está para breve,e como tal temos o dever e o direito de tornar este mundo um local melhor. Para os realistas, poderá ser uma visão utópica, mas a verdade é que esta mudança se encontra nos pequenos gestos do dia-a-dia e na vontade intensa de tornar o que nos rodeia um local mais acolhedor.
Todos os dias somos bombardeados por noticias, de tsunamis, de sismos, de violência, de miséria, de pobreza e de desumanização generalizada. Por momentos podemos pensar, que no nosso cantinho nada nos poderá afectar, mas a verdade é, que invariavelmente é este mundo que vamos abraçar daqui a uns anos. Desse ponto em diante, teremos que ter em conta que também de certa forma somos responsaveis pela desigualdade que existe, que partilhamos a responsabilidade por não agirmos para melhorar algo de alguma maneira e que se encontra em nós o caminho para mudar algo que esteja em desigualdade. Actualmente vivemos numa previligiada sociedade, o ocidente. O "resort" de luxo do mundo, que fora das nossas paredes é perturbadoramente diferente da nossa realidade, que sofre diariamente com todos os males do mundo (fome, guerras, desastres naturais,etc..).Salvo algumas excepções, apenas quando toda esta desigualdade nos toca a porta e afecta a nossa vida e a nossa realidade, reagimos.
Compartilho com alguns dos meus colegas, o desejo intenso de fazermos voluntariado. É um desejo que nos acompanha há muito tempo, porém a nossa vontade vê-se muitas vezes barrada por falta de informação. Gostaria pois deste modo, que se alguém souber de programas de voluntariado nas férias, ou mesmo em tempo extra-escola, que divulgue também neste espaço, de forma a que possamos através da nossa vontade trazer alguma vida a mundo desigual.

6 comentários:

Anónimo disse...

Ola "tio calcaneo"!
Identifico-me muito com as tuas palavras e acho que todos estamos implicados nessa mudança que se exige. Para tal, cada um de nós pode dar um pouco de si, por pouco que possa parecer, pode significar muito para alguem que está mesmo a precisar da nossa ajuda. cada um, dá aquilo que pode e se assim for já será excelente.
Para quem estiver interessado em ocupar o seu tempo livre de uma forma diferente, existe um programa que se chama SNS jovem que basicamente é dar apoio em serviços de urgencia e de consulta externa de varios hospitais. No site wwww.voluntariado.pt podem ter acesso á explicação deste projecto assim como a varias organizações que fazem voluntariado tanto em portugal como no estrangeiro. Por isso, é só procurarem bem!

E que a vontade de ser voluntario, nunca se esgote!

João Morais Costa disse...

Obrigado Alice!
=)

Anónimo disse...

olá!!
era tão bom que toda a gente pensasse como tu...mas infelizmente não é assim. gostei muito de ler o teu post. eu fiz voluntariado (pouco tempo mas já foi alguma coisa)no hospital egas moniz e gostei imenso..é óptimo puder ajudar nem que seja só com uma simples conversa. fiz também porque queria estar mais perto daquele ambiente pois a minha intenção era seguir enfermagem...e consegui:)

Anónimo disse...

Fiquei muito feliz ao ver este pequeno artigo. Fico feliz pela passagem este testemunho tão importante.
É importante que haja desenvolvimento, mas é ainda mais importante que não nos esquecamos daqueles, que pelas mais diferentes razões da vida, que não nos cabe a nós julgar, não tiveram as mesmas oportunidades que nós, ou sucumbiram ás exigências deste mundo cada vez maiores...damos por nós a dar valor a tantas coisas secundárias e por vezes esquecemo-nos do que é mais importante...
Vivemos numa "era" onde abunda o egoísmo e o EU, ás vezes é dificil olhar em volta e constatarmos a realidade, ou então fecham-se os olhos para não se ver...
Devemos seguir rm frente e procurar o melhor, mas não nos devemos esquecer de quem tem pouco ou nada tem...
Deixo-vos aqui uma possibilidade de fazer voluntariado: todos os anos, pela altura do Natal, é realizado na cantina velha da cidade universitária o "Natal dos SEm-Abrigo", habitualmente é por volta do dia 15-19 de Dezembro, são habitualmente três dias. Apareçam, e deixem um sorriso, a quem muitas vezes já desistiu de lutar...Como disse a madre Teresa De Calcutá "Nunca ninguém saberá o que pode um simples sorriso fazer"
Fico sempre muito feliz quando lá encontro pessoas da nossa escola.
Sónia Pêgas

Anónimo disse...

Fantástico post. Espero ansiosamente o dia em que poderei, também eu, contribuir convosco para um Mundo melhor.

Anónimo disse...

este pequeno artigo consegue demonstrar o objectivo de muitas pessoas e meu que é o do voluntariado...objectivo esse demasiado grandioso para ser levado a cabo pela maioria e por isso devemos investir toda a força de vontade de ajudar que exista em nos, para nos dedicarmos com devoçao a causas perturbadoras da realidade, para assim sermos mais pessoas e afastar nos do tendencioso e atraente egoismo generalizado...